História dos computadores
Computadores estão conosco já a muitos anos. Os mais modernos começaram a serem produzidos em 1940: gigantes, pesados e com processamento extremamente baixo, mas revolucionaram aquela geração. Por exemplo, Harvard Mark I foi um dos primeiros computadores e foi usado na Segunda Guerra Mundial. Pesava mais de 5 toneladas e fazia cálculos em segundos ou minutos, uma revolução para a época. O computador contribuiu em partes com o Manhattan Project, simulando a implosão de uma bomba atômica. Além de Mark, tivemos o computador Colossus, criado por Alan Turing, que conseguia decifrar mensagens nazistas criptografadas.
Ad
O canal Nerdologia do youtube fez uma série de vídeos explicando a história do computador:
Em resumo, o computador nada mais é que uma máquina que faz diversos cálculos de forma extremamente rápida. A velocidade de cálculo começou a ficar tão grande que algumas tarefas nele começaram a aparentar "natural": seu mouse, ao "andar" pela tela, é um trabalho de cálculo de coordenada enorme, mas seu computador faz essa tarefa sem problemas. No momento que esses cálculos ficam mais rápidos, as pessoas começaram a perceber a importância do computador para algo além de cálculos.
Os computadores hoje em dia são pessoais. Eles avançaram para o ambiente familiar dando poder para pessoas. Eles estão modelando a forma de trabalhar e de até se relacionar. Independente se você tem um celular ou computador, acredito que todos já devem ter ouvido falar de Sistemas operacionais Mac, Android ou Windows; grande parte do mercado atual é dependente desses três e por isso, a informática acaba sendo ditada por esses gigantes da tecnologia.
Software VS Hardware
Hardware e software andam lado a lado, mas são bem diferentes. Softwares antes nunca imaginados começaram a ser concebidos quando o computador moderno passou a ter hardware com alto processamento ocupando menos espaço.
Empresas como a Apple e a Microsoft conseguiram criar sistemas operacionais para os computadores pessoais. Esses sistemas ditam como armazenam os arquivos, como o computador processa e lê dados entre diversas outras coisas. É claro que, OSX e Windows não são os únicos sistemas operacionais que existem em computadores pessoais. O sistema do meu computador (meu, o escritor, eu!) é Ubuntu, uma versão de Linux. Eu gosto muito do Ubuntu por ser Open Source (código aberto), assim temos uma ideia melhor da caixa preta que é o sistema que usamos.
O criador do Ubuntu,Mark Shuttleworth, é um dos entusiastas em Open Source. O ubuntu em si é um dos maiores projetos Open Source encontrados na internet. Mark fala os desafios de criar um sistema como esse nessa palestra abaixo:
Todos esses sistemas tem suas peculiaridades. Mas uma coisa eles têm em comum: apesar do computador "de fábrica" vir com diversos programas que irão facilitar sua vida, ele não vem com todos, já que a necessidade humana é sem limites. O que vemos então são os criadores dos sistemas operacionais criando ferramentas ou sistemas para que outras pessoas possam construir programas dentro de seus sistemas operacionais.
Os aplicativos na informática
Os criadores de Star Wars se sentiriam enojados ao ver a facilidade que as pessoas têm hoje em dia em criar efeitos especiais com aplicativos como o TikTok. E é verdade, vimos um aumento não só dos computadores, não só do uso de sistemas operacionais, mas também das ferramentas para produzir aplicativos.
Ad
A velocidade em que se cria uma aplicação na Web, para celular ou para computador se tornou assustadora. E como ficamos? Ficamos em uma situação delicada. Este curso é sobre informática na administração, especificamente "aulas de word e de excel". Mas é isso mesmo? Excel e word nada mais são que "aplicativos" de um sistema operacional muito usado e mesmo dentro desse sistema eles poderão ser substituídos a qualquer momento.
Ao entrarem no seu emprego, vocês podem se deparar com um sistema operacional diferente, como o Linux, se convertendo a usar aplicativos como LibreOffice para seus devidos fins. Para esta aula, gostaria que discutissem as seguintes questões.
Exercícios
1. Por que usamos Microsoft Word e Excel? O que desejamos fazer com esses programas?
2. O que gostaríamos que um aplicativo contemplasse?
3. Quais opções existem e qual o custo para aprendermos essas?
— Comments0
Be the first to comment